A escolha do cirurgião plástico.
A decisão por uma cirurgia plástica certamente passa pelo desejo de melhora na aparência e auto estima. Mas outros fatores bem importantes devem ser considerados, como a escolha do cirurgião plástico. Você já pensou em como é importante a boa formação e atualização desse médico?
A trajetória do cirurgião plástico
Para ter esse cobiçado título de “Especialista em Cirurgia Plástica”, o médico, depois de formado, precisa passar por uma formação em cirurgia geral que dura dois anos, para depois fazer outra prova e entrar em um serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP ou pelo MEC.
Depois de um rigoroso treinamento de mais três anos, faz outra prova de capacitação. Sendo aprovado, se torna especialista em cirurgia plástica. Portanto, são outros cinco anos depois de formado; quase outro curso de medicina (que tem duração de 6 anos) para iniciar sua prática na especialidade.
A escolha do cirurgião plástico
Bem se nota que a escolha do seu cirurgião precisa ser criteriosa. Hoje em dia, a busca aleatória, sem referências ou simplesmente baseada em buscas por sites ou redes sociais que mostram resultados (algumas vezes manipulados) pode acabar mal.
Busque por informações através da internet, referências de amigos e uma conversa clara e franca com seu médico, recomenda o Dr. Eduardo Braz. Isso passa confiança e tranquilidade na hora de realizar o seu tratamento.
Sinta-se à vontade com seu cirurgião
Procure ter uma relação de confiança, perguntando tudo, esclarecendo todas as dúvidas, por mais simples que possam lhe parecer. Sinta a disponibilidade do profissional em te responder e a clareza das respostas.
Vá se sentindo à vontade e assim, mais confiante. Mas também não hesite em ouvir outra opinião, caso você ainda não esteja seguro(a). Afinal é um passo muito importante e a decisão é só sua.
Seja muito claro(a) e objetivo(a) com seu cirurgião, expondo seus desejos e objetivos com o tratamento. Afinal, existem limitações anatômicas, funcionais e técnicas que são pessoais e peculiares, ou seja: nem sempre o que você deseja ou o resultado que viu em uma amiga é possível de alcançar em você. Outras vezes o cirurgião pode te oferecer alternativas bem mais interessantes e efetivas que funcionam melhor para você e nem tanto para outras pessoas.
Faça também a sua parte
Tenha em mente que boa parte dos bons resultados dependem do seguimento das orientações que foram passadas e que o médico e sua equipe devem estar atentos e dispostos a te orientar e esclarecer dúvidas sempre que solicitados.
A decisão final cabe ao paciente, no que se refere à escolha do cirurgião plástico, mas lembre-se: uma formação adequada, uma boa atenção a você, a escolha do local adequado para a sua cirurgia, a equipe de anestesia e de enfermagem e os cuidados de pós operatório são fundamentais.
Busque mais informações: www.cirurgiaplastica.org.br
Deixe uma resposta