Lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa a remoção parcial da gordura da região onde ela está localmente acumulada. O intuito é proporcionar a melhora do contorno corporal e/ ou a correção de defeitos de conteúdo gorduroso, que não são resolvidos com dieta e atividade física. Esta aspiração é feita através de pequenas incisões na pele, por onde as cânulas penetram e removem a gordura.
“Lipoescultura” é um termo mais recentemente difundido que caracteriza a utilização da gordura removida para preenchimento de algum defeito ou depressão corporal (lipoenxertia). Outros termos, como “Lipo-light”, “Hidro-lipo” etc, também vêm sendo divulgados, consistindo fundamentalmente do mesmo princípio básico. Não significam assim, nenhuma inovação positiva da técnica.
A lipo HD ou lipo de alta definição é uma técnica de refinamento da camada de gordura visando uma definição de contornos musculares, com jogos de luz e sombras. É uma técnica indicada para pessoas que estão sempre se cuidando, estando com um peso ideal, mas têm dificuldade de definição da musculatura. Seria um “aprimoramento de formas”. É importante ressaltar que a manutenção da forma física e do peso são fundamentais para a durabilidade dos resultados. Se houver um ganho importante de peso, os relevos criados por essa técnica podem sobressaírem. É uma técnica comumente associada à lipoescultura, para definição das formas em diversas áreas como abdome, dorso, tórax, braços, coxas e glúteos.
Obviamente a lipoaspiração não é um tratamento de obesidade ou mesmo visa o emagrecimento. É uma cirurgia de modelação ou de contorno corporal e tem indicações precisas, de acordo com o tipo e a qualidade da pele que reveste esta gordura localizada.
- A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar com internação em apartamento e alta até o fim do dia;
- A anestesia pode ser local ou peridural, dependendo da avaliação médica.
Pós operatório:
- É recomendado repouso relativo de atividades físicas, limitação de movimentos bruscos e amplos. Carregar peso é permitido após três semanas;
- É recomendado não dirigir por um período variável, dependendo da extensão de cada caso;
- Após três meses poderá retornar às suas atividades físicas habituais como ginástica geral, abdominal e natação. Elas irão ajudar na conservação dos resultados e até mesmo melhorá-los;
- A exposição ao sol com o intuito de bronzear é permitida após 90 dias;
- É indicado o uso de modeladores ou cintas especiais por um período de 30 a 90 dias;
- O paciente deverá fazer sessões de drenagem linfática para acelerar a recuperação.
A “lipo” pode ser associada a outras cirurgias, dependendo das suas dimensões e da particularidade de cada caso. Isto será esclarecido durante sua consulta, ponderando as expectativas e as possibilidades técnicas.